
No dia 1º de junho estive em combate, no bom sentido! 😎👊💪 Satisfação em conhecer a instrutora Mari Machado onde aprendi um pouco sobre técnicas de defesa pessoal, mais especificamente o Krav Maga, arte marcial de origem israelense que ocorreu no espaço do Parque Cultural do Campeche – PACUCA, próximo à praia do Campeche em Florianópolis.
Mas o que é o Krav Maga?
Krav Maga é uma arte marcial israelense desenvolvida para autodefesa e combate corpo a corpo, criada por Imi Lichtenfeld nos anos 1940 para treinar as forças de defesa de Israel (IDF). Os princípios fundamentais do Krav Maga incluem a neutralização rápida da ameaça, combinando defesa e ataque simultâneos, uso de objetos do cotidiano como armas improvisadas, movimentos simples e instintivos, e treinamento realista simulando situações de ataque. É amplamente utilizado por forças policiais e de segurança globalmente devido à sua eficácia comprovada.
Além de seu uso militar e policial, o Krav Maga tornou-se popular entre civis como sistema de autodefesa, melhorando a capacidade de defesa pessoal, aptidão física, coordenação, resistência mental e confiança. Os praticantes são treinados para manter a calma sob pressão, avaliar rapidamente as situações e responder com a quantidade adequada de força.O Krav Maga promove valores de disciplina, respeito e responsabilidade, enfatizando a prevenção e evasão de conflitos sempre que possível, incentivando o uso ético das habilidades adquiridas.
Portanto, é uma arte marcial prática e eficiente para defesa pessoal, combinando eficiência, simplicidade e realismo. Oferece ferramentas valiosas para enfrentar e sobreviver a situações de perigo, beneficiando militares, policiais e civis, além de promover o desenvolvimento físico e mental.
Com isso tudo, concluo que a minha experiência no dia do treinamento do Krav Magá foi interessante, onde aprendi algumas técnicas de auto-defesa e onde o foco principal foi o de empregar essas técnicas para a defesa das mulheres, o público mais suscetível aos casos de violência e assédio, que assolam a nossa cidade de Florianópolis.
O evento promovido pela academia, tb foi uma Ação Social, onde foram doados alimentos e roupas em prol das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.
Que venham mais eventos com essa proposta bacana e sempre com a iniciativa de promover o bem-estar coletivo e por mais segurança para todos nós aqui do sul da Ilha! 😉👊🙌